Published on: 30 Novembro 2022
Compartilhar

Fatima

Fátima é uma cidade portuguesa situada na Serra de Aire, sede de freguesia, subdivisão do concelho de Ourém, na província da Beira Litoral, região do Centro e sub-região do Médio Tejo, com 71,29 km² de área e 13 224 habitantes (censo de 2021). A sua densidade populacional é 185,5 hab/km². A sua fama mundial deve-se ao relato das aparições da Virgem Maria reportadas por três pastorinhos de 13 de maio até 13 de outubro de 1917.
A nível eclesiástico, a cidade de Fátima é simultaneamente sede de diocese com a cidade de Leiria. O nome da, então, renomeada Diocese de Leiria-Fátima foi atribuído pelo Papa João Paulo II a 13 de maio de 1984. A única paróquia existente na cidade tem como orago Nossa Senhora dos Prazeres. A freguesia da Serra, como era originalmente conhecida, fora desmembrada da Colegiada de Ourém no ano de 1568.
Devido ao Santuário de Nossa Senhora de Fátima, situado no lugar da Cova da Iria, a cidade tornou-se num dos mais importantes destinos internacionais de turismo religioso, recebendo cerca de seis milhões de pessoas por ano.

Visite o website

ENCONTRAR ROTA